10 dicas para evitar o ganho de peso no inverno

10 dicas para evitar o ganho de peso no inverno

Confiram as 10 dicas para evitarmos o ganho de peso no inverno com uma alimentação saudável, por Roberta Lima. 

Segundo a nutricionista para que nosso organismo funcione perfeitamente ele precisa estar com aproximadamente 36,9 º C e com a queda da temperatura externa, nosso corpo tende a diminuir sua temperatura interna. Para que haja um equilíbrio a temperatura corporal do nosso organismo precisa consumir mais energia, cabendo aos alimentos a função de fornecê-la ao corpo para que ele mantenha a temperatura ideal. Como no inverno está mais frio, precisamos de mais energia para manter o corpo aquecido, portanto, comemos mais. E como nem tudo são flores os alimentos que fornecem energia de forma mais rápida são os carboidratos – pães, massas, arroz, batatas, doces – são eles que o nosso corpo acaba “pedindo” na hora da fome.

Por um lado, temos o maior gasto de energia para mantermos a temperatura corporal no inverno. Do outro, temos aumento da fome e a diminuição do ritmo da atividade física. O resultado disto é um desequilíbrio na balança energética. Ao consumirmos mais do que gastamos, o resultado não pode ser mais desastroso: o terrível aumento do peso corporal. Como no inverno usamos roupas mais largas, se não tomamos cuidado, o peso vai subindo sem que a gente consiga perceber.

Algumas dicas podem ser seguidas para manter uma alimentação balanceada durante o inverno, veja na imagem ao lado 😉 

Outro ponto de atenção no inverno é com relação à hidratação. Como suamos menos, temos a impressão que a necessidade de ingerir líquidos é menor, mas não podemos esquecer que nessa época do ano a quantidade e volume de urina aumentam, logo, nossas necessidades hídricas continuam as mesmas.

Calcule sempre de 40-50 ml/kg de peso (Ex: um individuo de 60kg precisa ingerir de 2.4l a 3.0l/dia. Use e abuse dos chás para conseguir atingir essas recomendações. O aumento da fome no inverno é fisiológico, mas também cultural. 

Não use a estação climática como desculpa! Levante do sofá, reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física!

Sobre Roberta Lima: 

Carioca e praticante de corridas de rua, é a nutricionista da seleção olímpica de judô desde 2003. Esteve na comissão técnica nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Tem vasta experiência com o esporte de alto rendimento e faz parte do nosso Time de Especialistas da Maratona do Rio.



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