Antes de recebermos o convite para participar e para ajudar na divulgação da Corrida dos Sonhos nós só sabíamos o que os meios de comunicação divulgavam sobre o GRAACC, que era um  Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

Antes de continuarmos com o texto gostaríamos de sugerir a inclusão dessa prova em seu calendário de provas! O GRAACC fez uma parceria com o UBER que concedeu um desconto para ida e volta, também houve a parceria com um estacionamento onde parte do dinheiro arrecado seria doado para o GRAACC. Ou seja, é uma rede de colaboração que faz com que aprova seja maior e melhor a cada ano que passa. O kit veio recheado de produtos gostosos e a camiseta é linda. Foi sensacional alinhar no pórtico e ver aquele mar de corredores unidos por uma causa, mais de 8 mil corredores.

Para a nossa sorte a equipe de comunicação foi muito além nessa ação, a Lari e a Gabi nos convidaram para conhecer o Hospital e para ver de perto o como funciona a rotina das crianças que estão passando pelas várias etapas do tratamento. No ano passo o Hospital do GRAACC, hospital que é referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina e  uma instituição sem fins lucrativos mantida principalmente, de doações de pessoas físicas e empresas parceiras que atendeu 3.459 pacientes no ano passado.

Há 25 anos a entidade aprimora sua capacidade de atendimento para proporcionar tratamento com qualidade de vida aos pacientes, 90% provindos do Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui para conhecer mais sobre a história do GRAACC.

O hospital fica localizado na Pedro de Toledo, 572, e possui 11 andares em uma área de 4.200 m2. Na verdade ele é mais do que um hospital, ele é um Centro de Referência no tratamento câncer infanto-juvenil que atende crianças e adolescentes de todo o Brasil – 40% deles vêm de fora da capital paulista e alguns até de outros países.

A maior parte dos pacientes do GRAACC encontra-se na faixa etária de 0 a 10 anos, apresentando o câncer no Sistema Nervoso Central, onde a incidência costuma se manifestar com mais frequência, seguido pela Leucemia. O Hospital recebe, em média, mais de 300 novos pacientes com câncer de alta complexidade por ano, com chance média de cura de 70%.

Valorize o fotógrafo, não dê print nas fotos dos sites! Essa custou R$ 4,90 no Foco Radical.

Clique no link para procurar suas fotos da 17º Corrida dos Sonhos do GRAACC:

Um pouco mais sobre o GRAACC

Manutenção de recursos 

Mais de 90% dos recursos do GRAACC provém de doações de pessoas físicas. Por meio de ações que acontecem todos os anos, a instituição consegue arrecadar fundos para a manutenção do hospital. Dentre as diversas formas de ajudar o GRAACC, estão os projetos ligados a fundos de incentivo fiscal, como o FUMCAD, Pronon e Pronas, além de ações de entretenimento como jantares, corridas e shows que, além de proporcionarem às pessoas momentos de diversão, ajudam no combate do câncer infantil.

Humanização 

Em 2004, o GRAACC inaugurou, em parceria com a Fundação Orsa, a primeira quimioteca do Brasil, espaço lúdico criado para garantir à criança e ao adolescente bem-estar em uma das fases mais traumáticas do tratamento do câncer: o tratamento quimioterápico. Com 300 m2, divididos de acordo com a faixa etária dos pacientes, o espaço disponibiliza 31 postos, garantindo atendimento individualizado, duas salas de coleta de sangue e sala especial para pacientes transplantados.

Além disso, o hospital do GRAACC possui a Brinquedoteca Terapêutica Senninha, uma das primeiras do país em hospitais, na qual crianças e adolescentes aproveitam para brincar enquanto aguardam uma consulta, um exame ou algum procedimento médico.

O GRAACC inovou, ainda, com o projeto Escola Móvel que, desde 2000, tem proporcionando aos pacientes um ensino de qualidade com atendimento individual e personalizado, seguindo a grade curricular da escola de origem da criança, para garantir que não fique defasada em relação aos colegas da mesma turma e idade que freqüentam aulas fora do hospital. A iniciativa é reconhecida pelo Ministério da Educação e cultura (MEC) e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Saiba como contribuir com o GRAACC: 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *