Maratona do RJ – 05 dicas para aproveitar a folia :)

Maratona do RJ – 05 dicas para aproveitar a folia :)

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro não quer que a nossa preparação para as provas sobrevivam aos dias de folia e selecionou cincos dicas para os corredores foliões.

Dia 18 de junho se aproxima e ninguém quer se descuidar e estragar o sonho da linha de chegada, certo? Foi pensando nisso que o ortopedista do Time Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Maurício, selecionou algumas dicas para não deixar as festas atrapalharem seus treinos, além de cuidados para curtir a folia sem se lesionar para a Maratona do Rio 2017. Tomem nota e aproveitem!

Antes das dicas, o Dr. Sérgio reforça os cuidados com uma orientação muito importante, estamos a quatro meses da maratona mais bonita do Brasil e você não vai querer que o carnaval atrapalhe seus treinos ou te lesione nessa altura do campeonato! Alguns cuidados importantes preservarão seu corpo”.

  1. Proteja seus pés! Sabemos que os blocos e a avenida estarão lotados, então não corra o risco de se cortar com caco de vidro ou levar aquela pisada que te deixaria sem treinar por 1 ou 2 semanas. Use sempre calçados fechados e tenha cuidado em lugares com multidões.
  2. Cuidado com o salto alto na avenida. Uma torção do tornozelo pode estirar os ligamentos e te deixar de 2 a 8 semanas sem treinar, dependendo da lesão. Em casos mais graves, terá de imobilizar, usar muletas ou até mesmo fraturar um osso, o que poderia te tirar da prova. Dê preferência a calçados baixos, mas se os saltos forem inevitáveis, prefira os mais grossos.
  3. Se vai pra farra, não force nos treinos. Você permanecerá longos períodos sambando e irá fadigar a musculatura. Treinar intensamente aumentaria as chances de uma lesão muscular.
  4. Consumir álcool em excesso retarda a recuperação muscular em até 3x. Além do efeito diurético, o álcool também interfere com a síntese de glicogênio, nossa principal fonte de energia. No fígado, inibe dramaticamente a ressíntese das reservas de glicose e no músculo, prejudica seu armazenamento, predispondo a lesões musculares.
  5. Vai viajar? Não se esqueça de levar o telefone do seu médico, um analgésico e material para um eventual curativo.

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Bom carnaval a todos e bons treinos!

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Sobre o Dr. Sérgio Maurício: ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). É amante do esporte desde criança. A forte paixão por corridas nasceu em 2010, quando cursava residência em ortopedia e tinha muito pouco tempo para se dedicar aos exercícios físicos. Já no ano seguinte, tomou duas importantes decisões: começar a pós-graduação em medicina do esporte e correr uma maratona. De lá para cá não parou mais.

Ainda não conhece todo Time Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro?

Com a presença de grandes profissionais de diferentes áreas, o Time Maratona do Rio é composto pelo Dr. Paulo Lourega (Diretor-Médico da Maratona do Rio desde 1987 e Especialista em medicina do esporte), Dra. Fabiula Schwartz (Cardiologista e Especialista em medicina do esporte), Roberta Lima (Nutricionista do esporte com mais de 10 anos de experiência no esporte de alto rendimento), Vanessa Protásio (Psicóloga, Especialista em Coach e maratonista) e o Dr. Sérgio Maurício (Ortopedista formado pela UFRJ e maratonista).



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